terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mousse de Morangos


Ingredientes

150 gramas de morangos limpos, lavados e cortados em lâminas
150 gramas de polpa de morangos
70 gramas de açúcar
140 mL de água
1/2 litro de suco de limão

Corte os morangos em lâminas e decore a taça sobrepondo os morangos de forma circular. Prepare a granita: bata no liquidificador a polpa de morango, o açúcar, a água e o suco de limão. Coe dentro de um recipiente e congele. Depois, raspe esse líquido com um garfo para obter flocos de gelo.
Complete a taça com a granita de morango. Decore com folha de hortelã, cerejas ou chantili e regue com calda de cereja ou frutas vermelhas.

Sugestões

  1. Como não estamos em época de morango usei morango congelado (tanto pras lâminas quanto pra substituir a polpa);
  2. Sirva com espumante Cava Gran Reserva fresco;

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Merluza com Sidra



INGREDIENTES

  • 4 Filés de Merluza de cerca de 250g cada, limpos
  • Sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 24 mariscos limpos
  • 4 colheres (sopa) azeite
  • 1 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 1 tomate ralado
  • 1 taça de sidra ou espumante meio doce


Tempere os filés de merluza com sal e passe-os na farinha de trigo. Coloque os mariscos em uma vasilha com água e sal para que soltem a areia (está aqui o segredo da limpeza dos mariscos). Em uma frigideira funda com azeite, doure a cebola e alho, acrescente os filés e deixe dourar os dois lados.
Em seguida, adicione os mariscos limpos e o tomate, mexendo bem. Regue com a sidra, tampe e  cozinhe por cerca de 10 minutos.

Sugestões:

  1. Um ótimo acompanhamento para esse prato é um Prosecco fresco Italiano.
  2. O segredo de eliminar toda areia dos mariscos, está na imersão com água e sal.
  3. Achei difícil dourar os dois lados da merluza, infelizmente começou a desmanchar, então acabei cozinhando sem dourar, ficou uma delícia.

Espero que gostem da receita! 

Simples e deliciosa!


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Culinária Espanhola




A comida espanhola é fortemente influenciada pela variedade de frutos do mar disponíveis nas águas em volta do país, sendo a Espanha o segundo maior (depois do Japão) consumidor de peixes.

O clima favorável e a riqueza das águas nas regiões agrícolas resultam em ingredientes ricos e coloridos. Os frutos do mar, como, mariscos, mexilhões, lagostas, caranguejos e vieiras são os ingredientes mais famosos da região do Norte da Espanha.

Já a zona central da Espanha sofre a influência do clima continental de variações extremas, seus pratos são ricos em vegetais, carnes de caça e embutidos, como, cozidos de coelho, cordeiro e frango, chouriço e bacon.

A Espanha é conhecida pela sua paixão pela boa cozinha e seu prato tradicional é a famosa Paella. Ao Leste e ao Sul da Espanha devido as temperaturas mais amenas, os pratos mais consumidos são arroz, vegetais e peixes, e tudo bem regado com azeite.

Uma boa refeição espanhola termina com uma saborosa sobremesa, tendo como destaques os marzipãs, os amanteigados, frutas em calda, pão de figos, entre outras.

Outro produto muito apreciado na Espanha é o vinho, que acompanha as refeições principais.

Essa semana vou explorar um pouco mais essa culinária com pratos mais elaborados e sofisticados


Aguardem!!!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Risone com Carne e Tomates - Grego





Ingredientes

2 colheres (sopa) azeite
1 dente de alho picado
1 cebola picada
400g peito bovino picada em cubos
500g tomates pelados picados
1 folha de louro
1/2 colher (chá) orégano
1/2 colher (chá) canela em pó
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
500g Risone
50g Mozzarella fresca ralada
Ramos de salsinha



Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte a carne e doure-a levemente. Em seguida, acrescente os tomates, louro, orégano e canela. Acerte o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe até a carne ficar macia. Se necessário, adicione um pouco de água. Depois junte o risone e coloque tudo num refratário e leve ao forno preaquecido, a 170ºC, até que o risone esteja cozido. Retire do forno, polvilhe mozzarella e volte ao forno para gratinar. Decore com ramos de salsinha e sirva.

Sugestões
  1. Se não encontrar peito bovino picado pode ser utilizado acém ou patinho, eu fiz com acém, ficou uma delícia;
  2. Para a carne ficar suculenta, cozinhar lentamente em fogo baixo;
  3. Sirva com um bom vinho de uvas Merlot ou Cabernet Sauvignon reservado.
Acredite a canela dá o toque especial, faz toda diferença nesse prato.

Bom apetite!!


Culinária Grega

Olá!!

Conforme combinado, hoje vou postar um pouco sobre a história da culinária Grega e uma receita fácil e maravilhosa que fiz semana passada.

Na cozinha grega tem uma forte presença de ingredientes como azeites, pães, vinhos e derivados do leite, bom com todos esses ingredientes difícil alguma coisa ficar ruim né... Hehehe

O mais interessante da culinária Grega é que as entradas, pratos principais e sobremesas não são servidos separadamente, isso mesmo, o grego agosta de colocar todos os pratos na mesa e compartilhar ao mesmo tempo. As refeições gregas costumam durar horas, sempre acompanhada de uma xícara de café, um cálice de vinho ou licor, seguidos da siesta, um cochilo no meio da tarde.

A mesa grega costuma oferecer dois ou três mézes (entradas), saladas diversas e sopas. Depois, são consumidos os pratos principais, sempre uma carne ou peixe acompanhados de legumes e verduras.

Aproveitando a sua localização a Grécia também enriquecer sua gastronomia com os sabores do Oriente. É muito comum encontrar em sua culinária iogurtes, berinjelas e especiarias.

Contando a história da até água na boca!

Achei muito interessante a culinária Grega, pois a maioria dos ingredientes são encontrados facilmente e são receitas fáceis de fazer.

Até mais!


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Apresentação

Boa tarde!!


Sou Engenheira de Alimentos, apaixonada pela profissão, atualmente trabalho na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e nos dias de descanso gosto de reunir a família e preparar uma receita diferente. O gosto pela culinária veio do meu pai, que sempre gostou e dominou a cozinha da família. Desde pequena queria fazer como meu pai, receitas maravilhosas de deixar todos de queixo caído. 


Faz mais ou menos 3 anos que comecei a me aventurar na cozinha, quando comprei a Coleção da Abril "Cozinha do Mundo", o primeiro país que escolhi foi o México, e até hoje faço a receita de Guacamole que todos adoram.


Resolvi criar um blog, colocar todas as receitas testadas e sugestões de alterações de ingredientes.


Espero que gostem do meu blog.


Logo postarei uma receita Grega!


Beijinhos