domingo, 29 de julho de 2012

Culinária Argentina

   

     A culinária argentina recebe influência das cozinhas italianas e espanhola, leva a mesa uma variedade de massas e muita carne. Sua história tem origem nos Pampas e em pratos simples a base de milho.
     A cozinha argentina é conhecida pelas empanadas e pelo asado. As empanadas estão presentes em quase todas as províncias e em cada uma delas apresenta sua versão. São famosas as mendocinas, cordobesas, tucumanas, salteñas, catamarqueñas, santiagueñas, sanjuaninas, entrerrianas. Basicamente, são pastéis de massa leve recheados com uma mistura de carne, cebola, ovos, azeitonas e temperos verdes e picantes, mas esses recheios variam muito.
     O asado, espécie de churrasco sem espetos, é uma combinação de carnes preparadas na grelha sobre carvão em brasa. Os cortes de carnes argentinas são um pouco diferentes dos encontrados no Brasil: tapa de cuadril, ojo de bife, bife de chorizo e lomo, são alguns deles. A técnica mais popular é a parrilla (grelha) disposta perto da brasa em que, além das carnes, se preparam miúdos, linguiças, legumes e embutidos.
     Os acompanhamentos, em geral, são batatas, provoleta e molho chimichurri (mistura de azeite, vinagre, orégano, salsinha, tomilho, cebola e alho).
     Na Argentina é muito comum o vinho tinto de uvas Malbec como acompanhamento, diferente do Brasil, que costuma-se beber caipirinhas e cervejas nos churrascos.

Essa semana vou apresentar dois pratos Argentinos: Parrillada e Entrañas.

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário